domingo, 24 de abril de 2016

"Hoje foi dia de matar saudades🍽🦀🍤🍻! Quem reconhece este bacalhau?" Outras Cozinhas: "A Cabana!"

São do Norte ou vem ao Norte? Gostam de Marisco? Ou de um bom peixe grelhado na brasa ou até de umas costelinhas ou um bom bife na Brasa? Pois então o restaurante "A cabana" na Apúlia é ponto de paragem obrigatório!
Como já perceberam sou um bom garfo e nunca digo que não a uma mariscada ou um bom arroz de marisco. E não conheço restaurante que sirva melhor arroz de marisco que o Cabana, por isso num dos domingos passados pusemos pés ao caminho e fomos matar saudades.
" A Cabana" é um restaurante familiar, pequeno, acolhedor e com um bom ambiente criado pela alegria dos funcionários. No Cabana a regra é ir fora de horas, ou seja ou logo no inicio do serviço ou já perto do final porque seja inverno seja verão, faça chuva ou faça sol a probabilidade de ter que aguardar pacientemente a sua vez é muito grande!
Desta vez o Arroz de Marisco foi a opção para prato principal, para entrada não pode faltar a bela da chouriça assada na brasa e um pratinho de marisco cujo conteúdo depende da época ou seja pode ser camarão, ameijoas, mexilhão, búzios, etc. Quanto à bebida, desta vez a escolha recaiu sobre a cerveja, uns fininhos bem gelados!

Arroz de Marisco
A bela da Chouriça :)
Se depois das entradas e prato principal ainda houver barriga apostem num dos doces caseiros e se gostam de massa folhada não abdiquem de um folhadinho da Sogra que segundo o meu mais que tudo é uma delicia!

Para terminar a refeição não abdicamos da "vitamina" a acompanhar o café :)
A "Vitamina" :D
No final não se espantem se ouvirem dizer que "está na hora de ir à praia ver as dunas!", que a alegria e o barulho fazem parte do cenário, e que belo cenário!

Coordenadas:
Morada:Lugar de Cedovém · Apúlia 4740-031 - Esposende
Facebook: https://www.facebook.com/cabana.apulia/



sexta-feira, 22 de abril de 2016

Um prato assim quase quase vegetariano: Cogumelos Portobello Recheados

Assim quase quase vegetariano porque leva um bocadinho de enchidos mas que são opcionais, por isso pode transformar-se num prato totalmente vegetariano se excluirmos estes ingredientes.
Gosto muito de cogumelos, para meu desgosto o meu mais que tudo não gosta mesmo nada, pelo que aproveito festas e jantares de amigos para "tirar a barriga de misérias".
Desta vez aproveitei que havias umas costelinhas para o meu mais que tudo e fiz cogumelos para mim, num instante estava o jantar prontinho!

Cogumelos Portobello recheados

1/4 de Couve branca
1 Alho francês
4 cogumelos portobello
1 linguiça 
1 bocado de chouriço do tamanho de um polegar
Queijo brie ou chevre ou outro queijo que seja do vosso agrado 
Queijo mozzarella ralado
Azeite qb
Flor de Sal
Pimenta preta moida na hora

Começar por laminar a couve branca e o alho francês e cortar a linguiça e o chouriço aos bocadinhos.

Ingredientes

Colocar um fio de azeite numa frigideira, adicionar os enchidos, saltear durante 5 minutos e juntar os vegetais, deixar cozinhar entre 5 a 8 min.

Mistura de Vegetais e Enchidos
Entretanto cortar o queijo e fazer uma camada em cada um dos cogumelos, cobrir a camada de queijo com a mistura de vegetais e enchidos e terminar com queijo mozzarella ralado. temperar com flor de sal e pimenta preta moída na hora e regar com um bom fio de azeite.

Cogumelos Recheados prontos para ir ao forno!
Levar a forno pré aquecido a 200ºC (180º C caso o forno seja ventilado), e deixar cozinhar entre 15 a 20 min ou até o queijo estar dourado.

Dica: Há mil combinações que se podem utilizar para o recheio, basta escolher os ingredientes que mais se apreciam e dar asas à imaginação. :)

O Resultado:
Já servidos com arroz e mistura de vegetais!
Bom Apetite!


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Hoje estamos assim 🍽🎉❤🎂🎁 - Outras Cozinhas: Cantinho do Avillez Porto

Apesar de ter várias publicações pendentes não resisto a avançar algumas delas para vos falar da minha prenda de aniversário, da qual gostei tanto tanto tanto que não consigo adiar a partilha  :)
Este fim de semana completei mais um aninho de vida e como uma  boa "maluquinha" da cozinha que sou quando o meu mais que tudo questionou o que queria de prenda foi fácil fácil decidir e assim lá fomos jantar ao Cantinho do Avillez no Porto.
Escusado será dizer que ADOREI, e até o meu mais que tudo que passou a semana toda a dizer que iria passar fome e que não ia gostar de nada e que devia ser muito gourmet e bla bla bla gostou, aliás considero que é impossível não gostar .
A reserva estava feita para as 21h30, foi chegar e sentar, o espaço é muito agradável e acolhedor e os funcionários muito simpáticos e divertidos.
A Carta!
Já levava o menu estudado e por isso não foi complicado decidir na hora de fazer os pedidos, assim para entrada escolhemos os Camarões à Bolhão Pato e Vieiras marinadas com creme de abacate e crumble de pão alentejano. (Das entradas não há fotos que o entusiasmo era tal que nem me lembrei de tirar :D )
Enquanto aguardávamos as entradas e escolhíamos o vinho serviram o couvert que consistia num cestinho com 3 tipos de pão, azeitonas marinadas, manteiga aromatizada com trufas e pimenta preta e uma pasta de tomate. Aqui a opinião dividiu-se eu gostei mais da manteiga e o meu mais que tudo da pasta de tomate, as azeitonas agradaram a ambos!
Comidas as entradas passamos então para os pratos principais, aqui as escolhas recaíram sobre o Risotto de Vitela para ele e Vitela de comer à colher com molho de caril para mim, ambos excelentes, embora o caril fosse bastante diferente do que estou habituada, os pratos ficaram limpinhos :)!
Vitela de comer à colher com molho de caril
Risotto de vitela
Para terminar em beleza escolhemos a Panna cotta de baunilha com coulis de frambuesa e Avelã, junto com as sobremesas ainda tive direito a uma surpresa uma fatia de bolo de chocolate com uma velinha para dar inicio ao aniversário :D.
Sobremesas e Surpresa *.*
A refeição foi regada com um belo vinho do Douro, Rufo.

O belo do Vinho!

Relativamente ao custo considero que a relação preço qualidade é boa e embora seja elevado é sem duvida um excelente espaço para comemorar datas especiais na minha opinião!!

Coordenadas:
Morada:Rua Mouzinho da Silveira, 166 
4050-416 Porto

Site: www.cantinhodoavillez.pt
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Cantinho-Do-Avillez-Porto