segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Bolo de Chocolate com Ganache de Chocolate Branco e Rum

Após um longo período sem publicar as receitas dos manjares que vou partilhando nas redes sociais nada como novos utensílios e um bolo de chocolate para retomar a escrita!
Já há algum tempo que andava de olho nas formas da Nordic Ware que via imensos blogers a usar e cujo resultado são sempre bolos lindíssimos! Assim no inicio do ano o meu mais que tudo ofereceu-me, não uma mas, duas destas belezuras e foi necessário por mãos à obra para justificar o investimento! :)
Resolvi experimentar com um bolo de chocolate, receita que aprendi com a minha mamita e é bastante fácil de fazer!

Bolo de Chocolate com Ganache de Chocolate Branco e Rum

4 ovos inteiros
1 chávena de chá de açúcar ( usei amarelo mas pode ser branco ou mascavádo)
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávenas de Óleo
1 chávenas de chá de Chocolate em pó (usei meia chavena de chocolate e meia de cacau)
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de chá de água morna


Começar por bater os ovos com o açúcar, adicionar gradualmente a farinha e misturar bem. De seguida adicionar aos poucos o óleo batendo sempre de forma a que este fique bem incorporado na massa, adicionar então a chávena de chocolate e o fermento. Por ultimo adicionar a água morna e bater de forma a obter uma massa homogénea.
Pré aquecer o forno a 180ºC, untar a forma com manteiga ou margarina e polvilhar com chocolate em pó ou cacau, verter o preparado na forma e levar ao forno.


O tempo de cozedura varia conforme o forno, na receita original indicava 30 a 40 min mas no meu forno (que não é ventilado) precisou de 45 min para cozer.
No final do tempo retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.


Enquanto o bolo se encontra no forno pode fazer-se a Ganache para a cobertura com os seguintes ingredientes:

200g de Chocolate Branco
100g de Natas
Rum q.b (é um ingrediente opcional, não tenho uma medida exacta, adiciono a olho)

Aquecer bem as natas e e deitar por cima do chocolate partido aos bocadinhos, deixar repousar 1 minuto e mexer o preparado até que o chocolate se dissolva completamente. (caso não se consiga derreter o chocolate todo levar 30 segundos ao microondas e mexer bem)


Com o bolo já totalmente arrefecido cobrir com a ganache!

👉Dica: A ganache que sobrar pode colocar-se em frasquinhos e congelar, assim numa próxima vez será só descongelar e utilizar, poupando tempo e trabalho!

O resultado:


Bom Apetite!