sábado, 20 de fevereiro de 2016

As sextas-feiras de Quaresma e o Peixe: Robalo Assado com Duas Batatas!

Por cá estamos em época de quaresma o que se traduz em peixe à sexta feira. Cá por casa devíamos comer mais peixe, mas a mão foge quase sempre para os pratos de carne. Talvez porque o meu mais que tudo não seja lá grande apreciador de peixe ou pelo facto de ter mais experiência em pratos de carne o que é certo é que a carne ainda reina nesta casa.
Na tentativa de mudar este cenário tenho optado por experimentar receitas novas cada vez que cozinho peixe de forma a aumentar o leque de opções e conseguir incluir mais vezes na ementa da minha cozinha.
Hoje deixo aqui uma dessas experiências que foi provada e aprovada por unanimidade com um dos meus peixes favoritos: Robalo Assado com Duas Batatas! (Não literalmente duas batatas mas sim dois tipo de batata: batata doce roxa e batata vermelha normal)

Robalo Assado Com Duas Batatas
(Ingredientes para 2 pessoas)

2 Robalos (pequenos ou médios)
3 Batatas vermelhas
3 Batatas doces
1 Limão
1 ou 2 dentes de Alho (depende do tamanho)
1 ou 2 Cebolas (depende do tamanho)
1 colher de chá de Sementes de Coentros
1 colher de chá de Sementes de Funcho
1 colher de chá de Paprika ou Pimentão doce
1 pedaço de Gengibre fresco (um pouco mais pequeno que um polegar)
Sal qb
Pimenta preta qb
Azeite qb

O primeiro passo será moer as semente de coentros e as sementes de funcho ao mesmo tempo com o auxilio do almofariz e pilão.
Começar por temperar o Robalo com sal, pimenta preta moída na hora, raspas do limão o gengibre ralado, o dente de alho fatiado, a mistura de sementes e o sumo de meio limão, Com a outra metade do limão cortar rodelas, dividir em meias luas e colocar na abertura do peixe.
Robalos temperados

Pré aqueça o forno numa temperatura entre os 180ºC e 200ºC ( ter em atenção que se o forno for ventilado o tempo de cozedura é menor, o meu não é por isso coloco nos 200ºC)

Descasque a cebola e corte em meias luas, descasque e corte as batatas em cubos o mais iguais possível para que assem uniformemente.

Mistura de Batatas
Num tabuleiro de forno coloque a cebola a revestir o fundo e por cima as batatas, tempere com sal, pimenta preta moída no momento, a paprika e regue com azeite. Coloque no forno e deixe assar 40  a 45 min, mexendo a meio.
Passado este tempo retirar o tabuleiro do forno acondicionar as batatas nas laterais e colocar os peixes no meio,
Deixar assar por mais 40 a 45 min dependendo do tamanho dos Robalos.
Acompanhar com salada mista ou legumes assados.

Dica:
O numero de batatas depende do tamanho das mesmas, as que utilizei eram de tamanho médio.
Junto com as batatas aproveitei para colocar um bocadinho de pimento laranja que tinha sobrado de outra refeição e estava no frigorífico à espera de destino.
Adicionar uns raminhos de Tomilho fresco para assar com o peixe resulta muito bem! (O meu vasinho de tomilho está muito fraquinho neste momento :( e por isso não utilizei ontem!)

O Resultado:
Robalo Assado com Duas Batatas
Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário