domingo, 28 de fevereiro de 2016

La Bella Itália e o Belo do Pão - Almôndegas com Molho de Tomate

Cá por estas bandas tem estado um frio que desencoraja qualquer pessoa a sair de casa e ontem não foi excepção. Em casa e com muito tempo só podia acabar na Minha Cozinha!
Ora qual é a melhor forma de aquecer a cozinha? Exacto, ligar o forno e aproveitar o tempo para fazer experiências!
No Natal passado o pai Natal foi bastante generoso e deixou no meu sapatinho a princesa da Minha Cozinha, a minha Kewnood com todos os acessórios maravilhosos, como ainda não tive oportunidade de experimentar todos decidi juntar o útil ao agradável e testar a picadora de carne, escolhido o acessório e depois de uma rápida busca na minha pequena colecção seleccionei a receita para o jantar.
A fonte de inspiração desta vez foi o livro do Chef Jaime Oliver "Na cozinha com Jamie Oliver", de quem tenho todos os livros editados em português com excepção do ultimo que ainda não está na minha estante! :). Gosto imenso do trabalho dele e das causas que defende e tenho acompanhado todos os programas que a 24Kitchen transmite, e recordo-me de acompanhar na RTP2 o programa "Na Cozinha com Oliver" à uns anos atrás!
Como já era de esperar a Picadora funcionou na perfeição e com a orientação da receita de almôndegas o jantar saiu bastante bem.
Aqui fica a receita, com as minhas adaptações pois tive que improvisar um pouco de acordo com os ingredientes que tinha disponíveis.

Almôndegas com Molho de Tomate

Almôndegas
(Fonte de inspiração: "Na cozinha com Jamie Oliver")

400gr de carne de vaca 
150g de chouriço ( de carne, corrente ou outro tipo que tenham no frigorífico)
3 colheres de sopa de pão ralado
1 ou 2 gemas (depende do tamanho dos ovos)
2 ou 3 colheres de chá de orégãos secos
1 colher de chá de mostarda em pó
1 colher de café de cominhos
Sal e pimenta-preta acabada de moer q.b.

Começar por picar a a carne e o chouriço (também se pode utilizar carne já picada),numa tigela juntar todos os ingredientes e envolver muito bem, e com as mão molhadas, moldar as almôndegas o tamanho e da forma que quiser. O numero de almôndegas obtidas vai variar com o tamanho que escolherem, fiz 16 de tamanho médio.
Princesa da Minha Cozinha em acção!
Para cozinhar as almôndegas, embora se possa usar molho de tomate de compra, deixo aqui a receita de molho de tomate caseiro que costumo utilizar para fazer pizzas e decidi usar, é  rápido e simples de fazer e fica muito saboroso.

Molho de tomate

1 lata de tomate em pedaços ou tomates bastante maduros
1 dente de alho 
1 colher de chá de orégão secos 
Sal qb
Pimenta preta qb
Azeite qb

Levar ao lume uma panela, colocar azeite e o dente de alho picado, adicionar o tomate e temperar com os orégãos, sal e pimenta preta moída na hora. Sempre que tenho manjericão fresco adiciono umas folhas pois gosto muito do paladar, deixar cozinhar em lume brando e reduzir a puré com a varinha mágica.

Finalmente para cozinhar as almôndegas são necessários os seguintes ingredientes:
1 cebola
1 colher de chá de pasta de tomate
1 chávena de chá de Molho de tomate 
Azeite qb
10dl de vinho branco
125g de mozzarella 
60 gr de queijo parmesão 

Colocar um sauté no lume e adicionar um fio de azeite, adicionar a cebola bem picada e deixar alourar bem, juntar as almôndegas e deixar fritar virando as almôndegas com cuidado para que não percam a forma. Adicionar o vinho e deixar o álcool evaporar antes de adicionar a colher de pasta de tomate e o molho de tomate, deixar levantar fervura e provar, corrigir o tempero adicionando sal e pimenta preta e se necessário adicionar água para diluir um pouco o molho. Adicionar a mozzarella partida em bocados e o queijo parmesão ralado e levar ao forno (pré-aquecido) a 200ºC durante 15 a 20 minutos.

Dica:
Adicionar umas folhas Manjericão fresco no molho de tomate e no molho final das almôndegas dá um óptimo sabor ao prato final.
Podem ser utilizadas várias cortes de carne de vaca ou até carne de porco, neste caso usei uma peça de novilho para cozer uma vez que é para picar resulta bem, não fica nada rija.
Pode fazer-se mais quantidade e congelar.


O resultado:
Almôndegas com Molho de Tomate

Bom Apetite!

P.S.: O Belo do Pão fica para um próximo post ;)



  

Sem comentários:

Enviar um comentário