quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

E para Começar: Pannacotta de Baunilha com Molho de Frutos Silvestres!

Resolvi iniciar o Blog com uma receita cuja parte central não da minha autoria e sim do Grande Chef Gordon Ramsay que consta no livro chamado Apetite Saudável ( os livros de Culinária são uma das minhas perdições!), adoro Pannacotta e gosto especialmente desta receita por ser uma versão mais saudável e bastante fácil de preparar.
Por cá foi uma semana animada pois o mais recente elemento da família veio "dar o ar da sua graça" e apresentar-se à família, a nossa princezinha macaense ( Linda, um sossego e muito risotinha, um encanto!) mas como tudo o que é bom acaba depressa ontem foi dia de jantar de despedida em casa da minha mãe. Entre outras coisas, a sobremesa ficou a meu cargo e adivinhem lá o que decidi fazer, pois é, Pannacotta de Baunilha com Molho de Frutos Silvestres.
Apesar de ser novidade para alguns dos intervenientes toda a gente gostou bastante e a opinião geral foi de que estava muito boa.
Por fim a decisão de começar com esta receita foi também influenciada pelo facto de uma boa amiga me ter enviado uma mensagem a pedir a receita após ter publicado uma foto no Instagram!
Ora aqui vai:

Pannacotta de Baunilha
(Fonte: Apetite Saudável - Chef Gordon Ramsay)

600 ml de leite meio gordo
1 vagem de baunilha aberta
125g de açúcar branco fino
4 folhas de gelatina
200ml de iogurte natural

Numa panela colocar o leite e raspar as sementes da vagem de baunilha.  Juntar o açúcar e aquecer em lume brando mexendo até que o açúcar se dissolva, depois deixar levantar fervura e retirar do lume assim que começar a borbulhar.
Enquanto se espera que o preparado anterior levante fervura mergulhar as folhas de gelatina em água fria.
Após retirar a panela do lume adicionar as folhas de gelatina tendo o cuidado de espremer o excesso de água e mexer até que estas fiquem bem dissolvidas.
Deixar arrefecer e coar para uma tigela.
Quando o leite tiver arrefecido por completo juntar o iogurte, mexer bem e verter para forminhas de flan e colocar num tabuleiro, cobrir com película aderente e levar ao frigorífico umas horas ou durante a noite.

Dica: A receita indica que as quantidades são para 6 pessoas, no entanto depende das formas que utilizem, optei por utilizar umas formas individuais de queques em silicone que são mais pequenas que as de flan e deu para 14!

Molho de Frutos Silvestres:

250g de Frutos silvestres (pode ser congelado)
1 ou duas colheres de mel ( depende de quão doce gostam do molho)
1 ou 2 colher de sopa de sumo de limão

Colocar os frutos vermelhos numa frigideira ou num tacho e levar a lume brando, quando começarem a libertar os sumos adicionar o mel e o limão e deixar cozinhar por 2 ou 3 minutos para que a fruta mantenha alguma textura. Deixar arrefecer e Refrigerar até à hora de servir!

O Resultado:

Pannacotta de Baunilha com Frutos Silvestres
Bom Apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário