quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"An apple a day keep the doctor away" O Resultado: Tarte de Maça!

Pois é diz o ditado inglês que uma maça por dia nos mantêm longe do médico, na língua de Camões não rima, mas é verdade. A duvida está em saber se a versão tarte também é válida, por cá quero acreditar que sim e uma vez que tinha umas quantas maçãs bastante maduras decidi aproveitar para fazer um docinho para a sobremesa.
Esta é a terceira receita de tarte de maça que experimento e até ao momento a minha favorita, a inspiração veio de um (mais um e o mais recente) dos meus queridos livros de culinária.
Posso adiantar que cá por casa fez sucesso e que é muito fácil e rápida de fazer, assim aqui fica a receita desta "versão não tão saudável" de comer uma maça por dia!

Tarte de Maça
(Fonte de inspiração: Diário de Cozinha os doces da minha vida)

Ingredientes Base e Cobertura

1 embalagem de massa folhada
3 maças descascadas e laminadas
1 colher de sopa de açúcar

Ingredientes Recheio

6 maças descascadas
100g de açúcar (coloquei um pouco menos para não ficar muito doce)
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de canela
Raspa de 1 limão
1 pitada de noz moscada

Começar por fazer o puré de maça, descascar e cortar em bocados pequenos as maças e colocá-los numa panela juntamente com todos os ingredientes que fazem parte do recheio deixando cozinhar entre 5 a 10 min (aqui considero que o tipo de maça que usamos vai influenciar o tempo de cozedura usei golden no recheio por isso demorou pouco tempo), quando as maças estiverem com aspecto de cozidas triturar com a varinha mágica e reservar.

Forrar a tarteira com a massa folhada (eu opto por colocar também o papel vegetal em que a massa vem envolvida para facilitar na hora de desenformar), colocar o puré e alisar a superfície e cobrir com as maças laminadas das bordas para o centro.
Por fim polvilhar com o açúcar e levar ao forno (pré - aquecido) a 200ºC até a massa folhada apresentar um tom dourado!

Dica: para sobremesa do jantar servi a fatia de tarte com uma boa colher de sopa do iogurte novo da Danone o Oikos de Caramelo e ficou delicioso!

O Resultado:
Tarte de Maça

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário