quarta-feira, 2 de março de 2016

"Um iogurte por dia não sabe o bem que lhe fazia!" - Bolo de Limão com recheio de Doce de Leite

Eu até sou mais de salgados mas este frio aguça de tal maneira o meu apetite por bolos, bolinhos e tartes que não consigo resistir a ir para cozinha dar asas à imaginação para ver se acalmo o imenso apetite que toma conta de mim nestes dias gelados!
Estudados os ingredientes disponíveis, uma pesquisa de receitas na minha #belovedCollection e rapidamente fiquei pronta para a acção.
Desta vez experimentei uma receita de bolo de limão que tem por base bolo de iogurte, já com o bolinho pronto lembrei-me que tinha ali à mão de semear um frasco de doce de leite e decidi rechear o bolo, sem exagerar na quantidade porque este doce é realmente bem doce!
Uma fatia à sobremesa acompanhada com uns morangos e estava saciado o "monstro açúcar" que por vezes desperta em mim!

Bolo de Limão recheado com Doce de Leite
(Fonte de inspiração: Diário de Cozinha os doces da minha vida)

Ingredientes

3 ovos
2 copos de açúcar
1 iogurte natural
3/4 do copo de óleo
3 copos de farinha
1 c. de chá de fermento em pó
Raspa de 1 limão
Uma pitada de sal

O copo de medida é o copo do iogurte que usarem.

Começar por bater as gemas com o açúcar, adicionar o iogurte e o óleo. Misturar bem e juntar a farinha o fermento e o sal, misturar e de seguida acrescentar a raspa do limão misturando bem.
Bater as claras em castelo e envolver delicadamente no preparado anterior.
Pré aquecer o forno a 180ºC, untar a forma com manteiga ou margarina e polvilhar com farinha, verter o preparado na forma e levar ao forno.

O tempo de cozedura varia conforme o forno, na receita original indicava 30 a 40 min mas no meu forno ( que não é ventilado) precisou de 60 min para cozer.
Retirado do forno, deixar arrefecer um pouco e desenformar.
Acabado de sair do forno
Deixar arrefecer por completo antes de dividir o bolo na horizontal em duas partes iguais, barrar com o doce de leite e recolocar a parte de cima do bolo.

Dica: O teste do palito é muito útil para saber quando o bolo está cozido, normalmente espero até o tempo indicado na receita estar completo para espetar um palito e verificar se sai limpo ou ainda com massa crua o que significa que precisa de mais tempo para ficar pronto!

O resultado:


Bom Apetite!