Numa tentativa, até então bem sucedida, de contrariar esta tendência de nos afastarmos involuntariamente há alguns meses uma amiga criou a regra de pelo menos uma vez por mês organizarmos um jantar, almoço, brunch, qualquer actividade em volta de uma mesa com comida que nos permita por a conversa em dia. A escolha de data é quase sempre uma saga, mas lá se vai dando um jeito e a regra tem sido cumprida na medida do possível!
O jantar de ontem foi recheado de iguarias, o menu é sempre dividido entre todas para que ninguém fique sobrecarregado, o prato principal ficou a meu cargo e por isso é a receita de hoje: Arroz de Pato.
Devem existir um sem numero de receitas para confeccionar esta delicia, a que uso aprendi com a minha mãe e depois de já ter experimentado outras, é a que mais gosto e por isso mantenho-me fiel.
Arroz de Pato
(Fonte de inspiração: Receita mãe Rosinha)
1 Pato
1 Salpicão
1 Naco de Bacon Extra (200gr)
1 Cebola grande
1 Cebola média
2 Dentes de alho
2 Folhas de louro
1 cubo de caldo de aves
Sal qb
Azeite qb
1 limão
Começar por temperar o pato esfregando com o limão, sal e o caldo de aves por dentro e por fora.
Fazer um estrugido com a cebola, o alho as folhas de louro e azeite, deixar apurar bem, mas com atenção para não queimar. Uso a Panela de Pressão para que o pato coza mais rápido
Quando o estrugido estiver pronto, adicionar o pato e tentar mexer o pato de forma a que a maior superfície de pele possível fique dourada, de seguida acrescentar água até meio da barriga do pato e juntar o salpicão, o naco do bacon e uma cebola. Deixar levantar fervura, provar e corrigir o tempero de sal.
Fechar a panela e deixar cozer 45-60min, retirar o pato e os enchidos e reservar o caldo para a cozedura do arroz.
Desfiar o pato e fatiar o salpicão e o bacon.
3 chávenas de chá de arroz vaporizado
5 chávenas de chá de caldo da cozedura do pato
Sal qb
Para cozer o arroz colocar 5 chávenas do caldo do pato num tacho e deixar levantar fervura, colocar então as 3 chávenas de arroz, deixar levantar fervura novamente, provar e rectificar o tempero para que o arroz não fique insosso. colocar em lume brando e deixar cozer até o liquido ter evaporado.
Com todos os elementos prontos utilizar um tabuleiro que possa ir ao forno colocar uma camada de arroz, uma camada de pato, cobrir novamente com arroz e enfeitar com os enchidos fatiados.
Levar ao forno para gratinar os enchidos e servir!
Dica: Desfiar o pato enquanto ainda está quente facilita muito a tarefa, embora se queime um bocado os dedos :)
Este prato pode ser preparado com antecedência, por norma opto por cozer o pato no dia anterior e deixar tudo pronto para que no dia seguinte apenas tenha que cozer o arroz e montar o tabuleiro, embora com o uso do arroz vaporizado até este passo possa ser feito no dia anterior, libertando tempo para outras tarefas que exijam ser realizadas no próprio dia!
O resultado:
![]() |
Arroz de Pato |
Bom Apetite e um brinde à amizade! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário