sábado, 12 de março de 2016

"Patinhooooo boooommm 😊👏🔪 " o Resultado: Arroz de Pato!

Não sei se é impressão minha, se é da idade ou se realmente a vida corre tão depressa que se torna difícil acompanhar e partilhar bons momentos com todos os que entram na nossa vida.
Numa tentativa, até então bem sucedida, de contrariar esta tendência de nos afastarmos involuntariamente há alguns meses uma amiga criou a regra de pelo menos uma vez por mês organizarmos um jantar, almoço, brunch, qualquer actividade em volta de uma mesa com comida que nos permita por a conversa em dia. A escolha de data é quase sempre uma saga, mas lá se vai dando um jeito e a regra tem sido cumprida na medida do possível!
O jantar de ontem foi recheado de iguarias, o menu é sempre dividido entre todas para que ninguém fique sobrecarregado, o prato principal ficou a meu cargo e por isso é a receita de hoje: Arroz de Pato.
Devem existir um sem numero de receitas para confeccionar esta delicia, a que uso aprendi com a minha mãe e depois de já ter experimentado outras, é a que mais gosto e por isso mantenho-me fiel.

Arroz de Pato
(Fonte de inspiração: Receita mãe Rosinha) 

1 Pato
1 Salpicão
1 Naco de Bacon Extra (200gr)
1 Cebola grande
1 Cebola média 
2 Dentes de alho
2 Folhas de louro
1 cubo de caldo de aves
Sal qb
Azeite qb
1 limão

Começar por temperar o pato esfregando com o limão, sal e o caldo de aves por dentro e por fora.
Fazer um estrugido com a cebola, o alho as folhas de louro e azeite, deixar apurar bem, mas com atenção para não queimar. Uso a Panela de Pressão para que o pato coza mais rápido
Quando o estrugido estiver pronto, adicionar o pato e tentar mexer o pato de forma a que a maior superfície de pele possível fique dourada, de seguida acrescentar água até meio da barriga do pato e juntar o salpicão, o naco do bacon e uma cebola. Deixar levantar fervura, provar e corrigir o tempero de sal. 
Fechar a panela e deixar cozer 45-60min, retirar o pato e os enchidos e reservar o caldo para a cozedura do arroz.
Desfiar o pato e fatiar o salpicão e o bacon.

3 chávenas de chá de arroz vaporizado
5 chávenas de chá de caldo da cozedura do pato
Sal qb

Para cozer o arroz colocar 5 chávenas do caldo do pato num tacho e deixar levantar fervura, colocar então as 3 chávenas de arroz, deixar levantar fervura novamente, provar e rectificar o tempero para que o arroz não fique insosso. colocar em lume brando e deixar cozer até o liquido ter evaporado.

Com todos os elementos prontos utilizar um tabuleiro que possa ir ao forno colocar uma camada de arroz, uma camada de pato, cobrir novamente com arroz e enfeitar com os enchidos fatiados.
Levar ao forno para gratinar os enchidos e servir!

Dica: Desfiar o pato enquanto ainda está quente facilita muito a tarefa, embora se queime um bocado os dedos :)
Este prato pode ser preparado com antecedência, por norma opto por cozer o pato no dia anterior e deixar tudo pronto para que no dia seguinte apenas tenha que cozer o arroz e montar o tabuleiro, embora com o uso do arroz vaporizado até este passo possa ser feito no dia anterior, libertando tempo para outras tarefas que exijam ser realizadas no próprio dia!

O resultado:
Arroz de Pato
Bom Apetite e um brinde à amizade! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário