segunda-feira, 21 de março de 2016

E de muitos bocadinhos se faz um rico todo! 🔪🐓🐖 - Crepes de Frango Gratinados

Volta e meia dou com o meu frigorífico cheio de taparueres, caixas e caixinhas com sobras disto e daquilo que se vão acumulando porque só por si não chegam para uma refeição.
Embora tente fazer sempre medida certa nem sempre é possível e como não gosto de desperdiçar comida acabo por guardar os excedentes e evito ao máximo desperdiçar.
A receita que deixo aqui hoje resulta de um desses dias, após verificar as sobras que precisavam de ser consumidas antes que se estragassem lembrei-me de uma receita que tinha lido num dos livros da minha colecção do qual gosto imenso da autora Joana Roque, Feito em Casa.
Adaptada a receita, ficou uma delicia e é excelente para aproveitar os bocadinhos disto e daquilo que andam perdidos no frigorífico e evitar desperdícios.

Crepes de Frango Gratinados
(Fonte de inspiração: "Feito em Casa") 

Ingredientes

Recheio
1 peito + 1 perna de frango (o meu estava estufado)
5 fatias de fiambre
5 fatias de queijo flamengo
5 fatias de paio do lombo
100 gr de queijo mozarella ralado
1 cenoura ralada
3 colheres de sopa de maionese

Crepes
2 ovos
250 g de farinha
220ml de leite
25 g de manteiga
Sal qb
Manteiga ou vaqueiro liquido para untar

Cobertura:
200 ml de molho bechamel (usei de compra)
200 ml de natas para culinária
Sal qb
Pimenta preta moída na hora qb
Noz moscada qb

Para preparar o recheio começar por desfiar as peças do frango, cortar em fios as fatias de fiambre, queijo e paio, e misturar todos os ingredientes numa taça. Adicionar a maionese e misturar tudo muito bem.

Para fazer os crepes junte todos os ingredientes numa taça e mexa muito bem até obter uma massa sem grumos. Colocar uma frigideira antiaderente ao lume e pincelar com a manteiga ou vaqueiro liquida e usar uma concha da sopa como medida. coloque a concha de massa no centro da frigideira e rode-a ao mesmo tempo para que a massa se espalhe por toda a superfície e forme um crepe de massa fina. Deixar cozinhar cerca de 1 minuto e com ajuda de uma espátula virar o crepe e deixar cozinhar do outro lado.

Colocar o recheio no centro do crepe e dobrar duas extremidades para dentro e enrolar. Colocar num tabuleiro que possa ir ao forno com a abertura virada para baixo. Repetir este passo até que se esgote os crepes ou o recheio.

Para a cobertura juntar as natas e o molho bechamel e os temperos a gosto e misturar bem. Verter por cima dos crepes e levar a forno pré aquecido a 200ºC e deixar gratinar!

Dica: Esta receita permite um sem fim de combinações no que diz respeito ao recheio dos crepes, é dar asas à imaginação e colocar mãos à obra.
Os crepes já com o recheio podem ser congelados, o que é óptimo pois se congelarmos já num tabuleiro/prato que possa ir ao forno é só descongelar adicionar o molho e voilá, refeição na mesa em menos de dois tempos :)!

O resultado:
Crepes de Frango Gratinados
Bom Apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário