terça-feira, 8 de março de 2016

Porque variar é preciso: Moqueca de Peixe

Para quem cozinha todos os dias variar é muitas vezes um desafio e nem sempre é fácil dar a volta a um ingrediente ou um prato que sempre cozinhamos da mesma forma.
É exactamente para combater esta possível monotonia que adoro comprar livros e revistas de culinária e coleccionar as receitas que saem ocasionalmente em revistas e jornais. Embora a reacção geral seja quase sempre "OUTRO?!" a verdade é que considero que se aprende sempre coisas novas, ainda que acabemos com muitas receitas repetidas!
O jantar de ontem foi um dos casos em que uma receita transformou ingredientes do dia a dia num manjar de novos sabores, de fácil preparação e cheia de sabor ficou aprovada por unanimidade!

Moqueca de Peixe
(Fonte de inspiração: Revista mais by Lidl, Jan/Fev 2016)

Ingredientes:

4 postas de pescada congelada
8 camarões grandes
meio limão
2 dentes de alho
1 cebola pequena
2 tomates pelados
meio pimento verde
meio pimento vermelho
1 c. de café de açafrão das índias em pó
165ml de leite de coco (lata pequena)
Azeite qb
Sal e pimenta qb

Descongelar as postas de pescada e o camarão.
Na receita original um dos passos é descascar os camarões,  desta vez como usei dois tipos de camarão optei por descascar completamente os cozidos e manter a casca no crus aparando apenas as pernas e os bigodes.
Juntar os camarões crus com a pescada e regar com o sumo de meio limão.
Picar a cebola e os alhos o mais fino possível, colocar uma sauté ou um tacho ao lume, adicionar o azeite, a cebola e só depois de a cebola começar a ficar loirinha juntar os alhos deixar cozinhar até a cebola fique macia.
Entretanto cortar os pimentos em tiras e picar os tomates pelados (usei tomate pelado de lata), juntar no tacho e mexer bem.
De seguida adicionar a colher de café de açafrão e o leite de coco, temperar com sal e pimenta preta moída no momento, mexer bem e deixar levantar fervura.
Assim que ferva adicionar a pescada e os camarões crus e deixar cozinhar durante 10 a 15 minutos (dependendo da altura das postas de pescada usadas).
Caso optem por usar camarões cozidos também basta adiciona-los uns minutos antes do final da cozedura uma vez que já estão cozinhados apenas para adquirirem o sabor do molho.

Dica: Na minha cozinha ontem não havia coentros frescos e por isso não pode finalizar com este detalhe, mas se tiverem e gostarem aconselho o uso porque acredito que o sabor fique ainda melhor!
No caso de optar por descascar os camarões deixar a cabeça e o rabo é a melhor opção, além de ser esteticamente mais bonito, ajuda a obter um sabor a marisco mais intenso.

O resultado:


Moqueca de Peixe
Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário